quinta-feira, 26 de agosto de 2010

AS DANÇAS...

As danças sempre foram um importante componente cultural da humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras. As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos: praças, ruas e largos.

Dança do Ceará - Turma 1V1

Dança do Piauí - 1V2

Dança da Paraíba - 1TM1

Dança de Sergipe - 1V4

Dança de Pernambuco - 1V3

Dança de Alagoas - 1TM2

terça-feira, 24 de agosto de 2010

AS LENDAS...

As lendas e os contos contribuem para a formação cultural de um povo na medida que edificam uma maneira de viver de determinadas pessoas na sua moral ou na sua forma de agir através dos hábitos, costumes e pela linguagem pitoresca da região.

A Lenda da Vitória- Régia - Turma 2TM1

A Lenda do Boto Cor de Rosa - Turma 2V1

Lenda: O Mistério de Patrícia - Turma 3V1

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Breve Histórico da Fundação do Colégio

Fundação 1938, o seu funcionamento se deu antes de inauguração oficial, foram tomadas as providencias para aquisição do mobiliário que seria conseguido no prazo de três meses. Mas era indispensável ganhar tempo. Pela portaria nº 342 de 26 de junho de 1938, foi deliberado o início da matrícula, o que por todos os meios se fizesse com os alunos um trabalho educativo transmitindo-lhe uma impressão simpática do “serviço” e habituando-se a vida em ambiente socialmente superior.
Em 14 de julho de 1938, é baixada uma portaria de nº 144, denominada a nova escola de Duque de Caxias como permanente sugestão patriótica; as crianças deliberando-se que funcionassem três turnos: matutino, vespertino e noturno. E no dia 24 de agosto de 1938, consagrado ao soldado brasileiro, personificado na figura de Caxias foi oficial e solenemente inaugurada a escola, com as presenças do Interventor Landulfo Alves, todos os secretários de Estado, Coronel Renato Paquet, Comandante da Região Militar, Comandante Aurélio Durval Neves da Rocha e outras autoridades.

PARABÉNS !   PELOS SEUS 72 ANOS.

O ARTESANATO...

Além das belezas naturais, o Brasil se destaca pela produção cultural concebida pela nossa gente. O artesanato brasileiro retrata os costumes dos mais de cinco séculos de história de um povo rico e miscigenado, cheio de histórias e emoções para registrar. Hoje existem cerca de 8,5 milhões de pessoas trabalhando na produção do artesanato no Brasil, sendo que, 87% é representado por mulheres, que muitas vezes aprenderam o ofício com as mães, já que os ensinamentos, tradicionalmente, são passados de geração para geração. Todo esse processo atual, não só aumenta a produção e a condição de vida das famílias, como também contribui para um desenvolvimento sustentável de regiões com potencial produtivo e que muitas vezes se encontravam marginalizadas e sem perspectiva alguma.

Ceará - Turma 1V1

Piaui - Turma 1V2

Pernambuco - Turma 1V3

Sergipe - Turma 1V4

Bahia - Turma 1V5

Maranhão - Turma 1V6

Rio Grande do Norte - Tuma 1V7

Paraíba - Turma 1TM1

Alagoas - Turma 1TM2

Pará - Turma 2V1

Tocantins - Turma 2V2

Acre - Turma 2V3

Amazonas - Turma 2TM1

Rondônia - Turma 2TM2

Minas Gerais - Turma 3V1

Rio de Janeiro - Turma 3V2

São Paulo - Turma 3V3